top of page

08 Benefícios do sono

1. Previne a obesidade
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, que faz com que as pessoas ingerem menos calorias durante o dia. Além disso, o grupo dos insones produzem uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada a fome e a redução do gasto de energia. Outro fator é importante é a perda de gorduras. Pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. Dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.


2. Combate à hipertensão
Estudos comprovam que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial pois, a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. Com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.


3. Fortalece a memória
Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.


4. Previne depressão
Estudos mostraram que pessoas com o sono considerado "normal" - de seis a oito horas por noite - tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito.


5. Favorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH (Hormônio do Crescimento), que tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.


6. Controla o diabetes
Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. Também favorece o aparecimento de diabetes tipo 2 pois é durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos.


7. Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais (AVC).


8. Melhora o desempenho no trabalho
Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada, sentem sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

Dicas para uma boa noite de sono

- Mantenha um horário para dormir, mesmo nos fins de semana.

- Garanta as condições ideias de temperatura, ruído e iluminação.

- Não fume e não ingira álcool, cafeína, refrigerante ou alimentos pesados antes de dormir.

- Evite usar aparelhos eletrônicos (TV, som, celular, tablet, ...) ao dormir.

- Faça uso de um bom colchão e de bons travesseiros e utilize roupas de cama limpas.

- Use roupas confortáveis e adequadas para dormir (pijamas).

- Exercite-se diariamente. 

bottom of page